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quarta-feira, 11 de março de 2015

Como usar o LinkedIn


O Linkedin é uma das ferramentas essenciais que todo profissional que deseja alcançar o sucesso deve conhecer, o objetivo do Linkedin está ligado em cuidar de um item extremamente precioso: a nossa carreira e promover contatos profissionais, é uma rede de networking, que visa fortalecer parcerias entre clientes / empresas, além de poder expor potencialidades, como seus melhores Jobs, certificados e premiações, é uma ótima maneira também de se mostrar na rede, de um jeito profissional, um item de grande peso na ferramenta é a opção de “Recomendação” onde pode-se Recomendar ou ser Recomendado por alguém em méritos profissionais ou acadêmicos e poder mostrar assim uma certa “qualificação" e “competência”.

Através do Linkedin, é possível criar um tipo de currículo interativo, onde você pode incluir as empresas que já trabalhou, onde estudou e diversas outras informações, além de poder se manter conectado a outros profissionais da sua área.

A importância do uso do LinkedIn se revela pela forte presença de grandes empresas e corporações e muitas delas inclusive recomendam que seus colaboradores criem seus perfis e se conectem uns aos outros.

Os perfis de empresa mostram interessantes estatísticas sobre os funcionários conectados a ela na rede, como a média de idade, cargos mais comuns e mostra até a trajetória profissional de muitos destes funcionários, onde trabalharam antes e depois de passarem pela empresa, formando assim uma rede de empresas relacionadas.

Os perfis criados no LinkedIn são facilmente indexados pelos motores de busca do Google, o que significa que ao procurar o nome de uma pessoa, provavelmente você encontrará entre os resultados da busca um link para o perfil profissional da pessoa no site do LinkdeIn.

Como proceder no Linkedin:

1. Crie e complete seu perfil.

De acordo com o LinkedIn, você tem 40X mais chance de receber oportunidades, se seu perfil estiver completo. Um perfil completo inclui seu trabalho atual e dois empregos anteriores, sua formação educacional, um resumo do perfil, foto do seu perfil, suas especialidades e pelo menos três recomendações. Seu resumo do perfil deve destacar as suas paixões, interesses e sua personalidade. Sua experiência profissional destaca-se a ações específicas e os impactos obtidos. Muitas pessoas cometem o erro de escrever a sua experiência como uma recitação de tarefas.
- Acesse o site www.linkedin.com, em seguida preencha os campos solicitados na caixa 'Cadastre-se hoje mesmo no LinkedIn'. Digite seu nome, sobrenome, e­mail e a senha que
deseja utilizar. Em seguida clique em 'Cadastre-se agora'. Depois basta seguir as demais etapas apresentadas (endereço, cargo, empresa etc)

Um e­mail será enviado para sua caixa de entrada para que confirme sua autenticidade.

Inserir seus dados é bem simples, e o LinkedIn vai sempre exibir mensagens para te ajudar a melhorar o seu perfil na rede social. O seu perfil no LinkedIn é o seu currículo, portanto, você precisa preencher os registros referentes aos seus empregos atuais e anteriores.
Descrições como cargo, empregador, ramo de atividade, período e uma breve descrição das atividades realizadas, são bem vindas. Quanto mais informações relevantes a respeito da sua vida profissional você colocar, melhor. Além disso, também é importante informar sua Formação Acadêmica.



2. Construa sua rede e gerencie seus contatos. 


Com sua página de perfil completa, agora é hora de buscar contatos para se relacionar na rede social. O LinkedIn te ajuda a encontrar seus amigos cadastrados por meio de uma busca em seus contatos de e­mail. Clique em 'Contatos', no topo da página, depois em 'Adicionar conexões'. Basta você escolher em qual endereço de e­mail deseja buscar seus contatos, permitir o acesso do site a esses dados, e deixar que ele faça o resto.
Depois que o upload dos contatos estiver feito, você poderá selecionar os usuários que gostaria de convidar para fazer parte de suas conexões. Você também pode aproveitar para convidar os seus contatos que ainda não são membros do LinkedIn para participarem do site.
Você também pode adicionar 'Colegas' e 'Colegas de Classe,' que são pessoas que estudaram ou trabalharam nos mesmos locais que você. O LinkedIn realiza essa busca de acordo com os dados inseridos no seu perfil.
Quando você estiver visualizando a página do perfil de um usuário que deseja adicionar aos seus contatos, basta clicar em 'Adicionar à sua rede"



Dica:
Concentre-se em amigos e colegas que o conhecem bem. Suas conexões devem ser pessoas que estariam dispostos a dar credibilidade e entusiasmo ao apresentá-lo a outros em sua rede. Para isso, eles devem conhecê-lo bem o suficiente. Aqui está outra razão para ter cuidado com quem você convidar para sua rede. Suas conexões podem também pedir-lhe para a introdução de outras pessoas na sua rede. Você quer comprometer sua reputação com os seus amigos ou ex-chefe, incentivando-os a falar com alguma pessoa aleatória na sua rede? 
Também existe o espaço para que pessoas escrevam 'Recomendações' sobre você e seu trabalho, informações sobre seus interesses, premiações etc. Detalhe importante: não se esqueça de escolher uma boa foto para o seu perfil, pois ela será a sua imagem perante o recrutador.
Outra opção é importar um arquivo que já possua seu currículo cadastrado. Basta selecionar a opção 'Importe seu currículo para criar seu perfil em minutos', que fica do lado direito da tela de edição do perfil.


3. Junte-se ao seu público-alvo 

Por quê? Haverá pessoas que estão lá fazendo o que você quer fazer. Participe das discussões. Criar discussões sobre tópicos que você está interessado em fazer perguntas interessantes. Fazer essas coisas lhe permitirá conhecer pessoas que podem aumentar o seu trabalho ou conhecimento do setor, dar-lhe feedback sobre a sua procura de emprego, ou mesmo se aproximar de você sobre o emprego potencial. A chave para obter um lote desses grupos está dando a eles. Para que alguém lhe ajude, eles precisam sentir que vale a pena o seu tempo, ou porque realmente gostam de você, e / ou acreditam que ajudá-lo a prestações de alguma forma. Se você está ali apenas para tirar algo do grupo, você não vai encontrar muitos dispostos a ajudá-lo.

4. Faça contato direto. 

Depois de identificar as pessoas através do LinkedIn que podem ser úteis, é importante que você tenha o direito de perguntar. Na maioria dos casos, pedir um emprego ou uma entrevista não é o direito de perguntar. A maioria das pessoas não pode te ajudar com o que pode ser o seu principal objetivo, mas eles ainda podem ajudar com informações, feedback, apresentações e muito mais.

5. Participe de Grupos pertinentes no LinkedIn. 

O conteúdo destes grupos é bastante limitado, mas sendo o membro de um é valioso porque você pode enviar convites a conexões ou mensagens a outros membros do grupo que de outra forma não poderiam se envolver. 








6. Mostre que você está procurando. 

Todo mundo é uma ligação de trabalho potencial, mas eles não podem ajudar, se eles não sabem que você está procurando. Use o campo de atualização para indicar que você está procurando um emprego ou outra informação.

7. Demonstrar seus conhecimentos por meio de respostas LinkedIn. 

No LinkedIn Answers você pode perguntar e responder a perguntas sobre tópicos específicos de negócios. As pessoas que lerem suas respostas e estiverem impressionados com a sua visão podem ter interesse por você, isso aumenta sua credibilidade e visibilidade dentro da rede.


8. Otimizando seu perfil.

Ao preencher seu perfil e experiências, coloque as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado, sincronize o seu blog com o seu perfil do LinkedIn, consiga recomendações de quem já trabalhou com você ou de quem foi seu cliente. Isso conta muito na hora de uma contratação ou pesquisa. Todo este preenchimento de perfil no LinkedIn leva tempo e não precisa ser feito de uma vez só. Como em tudo na internet, a rede exige pró-atividade e tempo para conquistar emprego bacana, negócios, fontes. E aprender a usar qualquer ferramenta demanda tempo de uso, paciência e conhecimento.  Usar todo o potencial do LinkedIn, porém, requer conhecer o site e seu potencial, indo além de criar um cadastro.


Se você ainda não tem um Linkedin, cadastre-se já! Muitas empresas já estão ligadas na rede social e até pedem o endereço do perfil para uma análise.


Com informações Cantech e Cleto Gomes - Advogados Associados

Conheça nosso escritório Cleto Gomes –Advogados Associados



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